Cadastro de Domicílio Profissional em Portugal, que terá prá-lançamento amanhã, vai listar portugueses dispostos a ajudar colegas brasileiros
Jean Cleuter, presidente da OAB-AM, em reunião para tratar de assuntos da entidade (Jefferson da Silva / OAB-AM)
A Ordem dos Advogados do Brasil – Amazonas dá posse amanhã aos membros da Comissão de Advogados Luso-Brasileiro. No evento, será lançado o pré-Cadastro de Domicílio Profissional em Portugal, cujo propósito é facilitar a atuação, no país europeu, de advogados inscritos na OAB-AM.
Hoje para atuar em Portugal, o profissional brasileiro precisa se inscrever na Ordem dos Advogados de lá e ser “adotado” por um profissional português caso não possua título de residência. Na prática, é necessário que um advogado português se responsabilize pelo colega brasileiro, informando dados profissionais e de contato.
A ideia da OAB-AM com o Cadastro de Domicílio Profissional em Portugal é oferecer uma ponte entre os advogados daqui e os colegas estrangeiros que se disponham a assumir esta responsabilidade. A OAB-AM vai listar os portugueses que têm interesse em fazer esse trabalho para que o advogado local, quando precisar, saiba exatamente onde procurar ajuda.
Homenagem
No evento de lançamento, que está marcado para às 18h no auditório da OAB-AM, também haverá uma homenagem a renomados advogados luso-brasileiros. Receberão a homenagem Serafim Corrêa, Francisco Nascimento Marques e José Alberto Ferraz Saraiva, que é o mais antigo advogado português em Manaus.