Logotipo Sim e Não
EFEITO DAS QUEIMADAS

Manaus bate recorde de poluição do ar e deputado sugere evacuação

Invadida pela fumaça das queimadas, capital amazonense ficou com o pior ar do mundo na madrugada desta quinta-feira (12); em caso de piora, Amom Mandel defende que será preciso evacuar algumas partes da cidade

Redação Sim&Não
online@acritica.com
12/10/2023 às 18:31.
Atualizado em 12/10/2023 às 18:31

Nuvem de fumaça invadiu a cidade na madrugada de terça e não foi mais embora (Márcio Silva - 11/out/2023)

Na madrugada desta quinta-feira (12), a cidade Manaus bateu todos os recordes de poluição do ar por causa da fumaça oriunda dos incêndios florestais e ficou na pior situação mundo.

A coluna registrou que, segundo o app Selva (do programa EducAIR-UEA), às 4h41, na estação de monitoramento localizada no bairro Crespo, Zona Sul da cidade, a concentração de material particulado capaz de fazer mal à saúde humana chegou a 1016 microgramas de poluentes por metro cúbico (µg/m³), numa escala em que a quantidade considerada boa vai até 25, a moderada vai até 50, a ruim vai até 75, a muito ruim vai até 125 µg/m³ e qualquer valor acima disso é considerado péssimo.

Reprodução/app Selva

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) comentou o dado no X (antigo Twitter) e sugeriu evacuação de alguns locais da cidade, caso a situação venha a piorar. “A situação é gravíssima”, destacou.

A capital amazonense, assim como outras cidades do interior como Autazes, Manacapuru, Maués e Parintins, vem sofrendo com a invasão de nuvens de fumaça desde setembro.

A situação é recorrente e vem se agravando desde 2015.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Sim e Não
Site de notícias e opiniões feito em Manaus por jornalistas profissionais, com foco em política local.
Dúvidas, Críticas e Sugestões
Contato Comercial
(92) 98433-5363
Portal Sim e Não© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por