Logotipo Sim e Não
Sim e Não

Impasses no conselho municipal

A Crítica
online@acritica.com
10/02/2024 às 09:49.
Atualizado em 10/02/2024 às 09:49

(Divulgação)

Representantes de organizações da sociedade civil (OSCs) eleitos em novembro do ano passado para o Conselho Municipal de Direitos Humanos, biênio 2024-2026,  alegam que a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc)  está barrando a posse dos novos membros . O impasse teria  iniciado a partir de uma votação  onde foi determinado  o afastamento da subsecretária, Graça Prola, conselheira designada pelo Município .

 Motivos - A decisão foi tomada, de acordo com os conselheiros, após a subsecretária ter organizado um evento no qual foram  excluídos os representantes dos povos indígenas e  mestiços, bandeira denfendida pelapresidente Helderli Fideliz, que está a frente do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro.

 Motivos 2- A Semasc, porém, disse que aguarda uma posição da Procuradoria-Geral do Município (PGM), após a presidente reeleita  impedir a participação do poder público nas decisões colegiadas. Além das OSCs e da Semasc, participam do conselho a  Semed, Semmas, Semtepi  Semsa e Fundação Manaus Esporte. 

 Defesa da ZFM -   O  Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam) formalizou pedido de participação no Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo, do Ministério da Fazenda.   Nos 15 GTs oficiais serão debatidas  as propostas para subsidiar a elaboração do anteprojeto de lei decorrente da Reforma Tributária.  


PT em festa -  O Partido dos Trabalhadores reuniu membros do diretório estadual para comemorar os 44 anos da legenda. Os festejos foram realizados  na Assembleia Legislativa (ALE-AM) com a presença de militantes históricos. O presidente estadual, Sinésio Campos, revelou que a meta do partido é lançar 25 pré-candidaturas no interior e eleger ao menos 10 prefeitos.


PT em festa 2 - Na ocasião foram apresentados os pré-candidatos pela Federação Brasil da Esperança nos municípios de Manaquiri (Dona Preta), Japurá (Guedinho), Coari (Josi do Cidadão), Nova Olinda do Norte (Radar Nascimento), Urucará  (Mateus Garcia), Pauini (Omar Nunes), Autazes (Sueli Lopes), Novo Aripuanã (Chico Neves) e Iranduba (Francinete Maya).

 Autocrítica - Ex-deputado estadual, Eron Bezerra, membro do PCdoB, aproveitou o discurso no aniversário petista para defender uma candidatura própria da Federação  para a prefeitura de Manaus e cobrar melhor interlocução da esquerda com a população. “Nós ainda temos muita dificuldade de nos comunicar. A gente fala muito bonito, muito acadêmico e nem sempre conseguimos falar diretamente com o povo”. 

 Fusão - Recém-empossado presidente do Partido Renovação Democrática (PRD) no Amazonas, o deputado federal Felipe Souza garante que o partido dará apoio à pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (União), à prefeitura de Manaus. 

 Fusão 2 Felipe é líder do governador Wilson Lima (União) no parlamento e assumiu essa semana o comando da sigla que é resultado da fusão entre o Patriota e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A prioridade, segundo ele, será a captação de membros na capital e no interior. O PRD terá como número de urna o 25.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Sim e Não
Site de notícias e opiniões feito em Manaus por jornalistas profissionais, com foco em política local.
Dúvidas, Críticas e Sugestões
Contato Comercial
(92) 98433-5363
Portal Sim e Não© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por